Igreja Anglicana Reformada do Brasil | IARB
REFORMED ANGLICAN CHURCH OF BRAZIL
Glorificar a Deus, edificar a Igreja e fazer discípulos.
NOSSA IDENTIDADE
O Anglicanismo, mesmo afirmando a licitude de conviver com diferenças quanto a questões secundárias, sempre foi um ramo da igreja de Cristo que definiu, se comprometeu e ensinou um sólido corpo doutrinário, consoante com a Bíblia e a Tradição Apostólica. A IARB se mantém fiel a esse princípio.
A SAGRADA ESCRITURA
"As Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento como contendo todas as coisas necessárias para a salvação, e como sendo a regra e padrão último da fé". (Quadrilátero de Lambeth)
Os anglicanos afirmam a autoridade soberana das sagradas Escrituras como meio através do qual Deus, pelo Espírito Santo, comunica a sua palavra à Igreja, e, consequentemente, capacita as pessoas a responder com compreensão e fé. As Escrituras são norma fundamental de fé e de vida. (Relatório da Virgínia).
CREDOS E CONFISSÕES
O segundo artigo do Quadrilátero de Lambeth afirma: "O Credo Apostólico como simbolo batismal e o Credo Niceno como declaração suficiente da fé cristã".
A IARB subscreve como sua confissão de fé os 39 Artigos da Religião, de 1562, como suficiente para afirmar o seu caráter católico e reformado.
Outro documento doutrinário que ocupa um lugar central no anglicanismo é o Livro de Oração Comum (LOC); cuja primeira edição, compilada pelo arcebispo de Cantuária e mártir Thomas Cranmer, é de 1552, com revisões posteriores.
SACRAMENTOS
"Os dois Sacramentos ordenados por Cristo mesmo - Batismo e Ceia do Senhor - ministrados com o uso das inexauríveis palavras de Cristo na instituição, e dos elementos ordenados por ele".
O nosso catecismo define um Sacramento como "um sinal externo e visível, de um sinal interno e de uma graça espiritual que nos foram dados e ordenados pelo próprio Cristo.
EPISCOPADO
"O Episcopado Histórico, adaptado localmente nos métodos de sua administração para as variadas necessidades das nações e povos chamados por Deus na Unidade de Sua Igreja." (4º Paragrafo do Quadrilátero de Lambeth de 1888).
Coerente com séculos de história da igreja, na Primeira Reforma, o Anglicanismo e o Luteranismo Escandinavo e Báltico mantiveram o seu caráter Episcopal, ou seja, Igrejas governadas por Bispos.
Thomas Cranmer foi o Arcebispo de Cantuária (Canterbury), Sé Principal da Igreja da Inglaterra, durante os reinados de Henrique VIII de Inglaterra e Eduardo VII de Inglaterra. A ele é creditada a autoria dos dois primeiros volumes do Livro de Oração Comum (1549 e 1552), o qual estabeleceu a estrutura básica da liturgia Anglicana por séculos e influenciou a língua inglesa. Foi uma importante figura da Reforma Protestante na Inglaterra. Foi um dos primeiros mártires anglicanos; queimado em 1556 a mando da Rainha Maria I, em nome da Igreja Católica Apostólica Romana.
Entre em contato
Igreja Anglicana Reformada do Brasil - IARB