Sínodo Diocesano da Diocese Sul-americana da Free Church of England

Este ano se celebra o primeiro Sínodo Diocesano, como Diocese Sul-americana da Free Church of England, depois de que a Convocação internacional desta igreja aprovou oficialmente a formação da primeira diocese no exterior da Inglaterra sem votos em contra.

Um fato histórico importante é que a Igreja Anglicana Reformada do Brasil tem celebrado sínodos todos os anos desde sua formação em 2009, na cidade de Bragança Paulista, SP. A IARB sempre foi uma igreja unida onde todas as decisões foram tomadas por unanimidade desde sua formação, com a exceção de três.

Em 2011, o sínodo da Igreja Anglicana Reformada aprovou abrir o diálogo com a Free Church of England. Assim, a IARB se integrou plenamente na FCE em 2014 por decisão unânime de todos os participantes dos Sínodos de 2012 e 2013, depois de ter recebido todos os documentos da FCE (Declaração de Princípios, Constituição e Cânones, e os 39 Artigos da Religião da FCE) em português.

A Diocese Sul-americana está integrada por duas entidades registradas nos seus respectivos países: a Igreja Anglicana Reformada do Brasil e a Igreja Episcopal Reformada na Venezuela.

Desde sua formação em 2009, a diocese nunca foi tão forte organizativamente e financeiramente, tão numerosa e tão dinâmica, como é na atualidade. Isto é devido ao Comitê Permanente, às forças tarefa da igreja, e aos membros e o clero da diocese que têm feito possível avançar, inclusive enfrentando dificuldades e desafios importantes.

O Sínodo está formado por todos os ministros desta igreja (diáconos, presbíteros e bispos), pelos dois guardiões da paróquia e dois representantes de cada congregação local eleitos pela assembleia anual das paróquias. Juntos tomam as decisões relacionadas as questões diocesanas.

O tema do primeiro Sínodo Diocesano é “Juntos somos mais, porque em Cristo somos um!” (Romanos 12:5). Obrigado a todos os irmãos por ser parte desta caminhada juntos. Ser diocese é ser povo de Deus!!!!