O Lecionário, o que é isso?

O lecionário é um lista de leitura bíblica que tem sido distribuído por um período de tempo para que as Escrituras possam ser estudadas, pregadas em cultos ou ser utilizadas no estudo pessoal. Estas leituras seguem o calendário cristão, sendo divididas de diversas formas. O lecionário tem uma tábela com leituras diárias (matutinas e vespertinas) e uma coleção com as leituras para uso na Ceia do Senhor.

A Igreja tem usado diversos lecionários através dos séculos. De fato, isto foi desenvolvido a partir da prática das sinagogas, que usavam uma espécie de lecionário para determinar as leituras da Torá e dos Profetas durante o culto. Um exemplo claro se encontra em Lucas 4: 16, “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Também, podemos ver claramente na primeira carta do apóstolo Paulo ao bispo Timóteo que esta prática tinha sido adotada nos cultos das primeiras igrejas cristãs, porque lemos em 1 Timóteo 4.13, “Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (Almeida Revista e Atualizada). Sabemos que essa leitura recomendada pelo apóstolo Paulo era tanto privada como pública.

Na metade do primeiro século, as igrejas começaram a adicionar as leituras dos Evangelhos e das epístolas apostólicas às leituras do Antigo Testamento. Eventualmente, estas leituras seriam reconhecidas ao final do século IV como o cânon bíblico do Novo Testamento. Isto foi notificado pelo próprio Paulo na sua carta aos Colossenses, quando ele escreveu, “E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós.” (Colossenses 4:16). Os lecionários atuais foram fortemente influenciados por Jeronimo no século V, já que ajudou a desenvolver o calendário litúrgico e os diferentes tempos litúrgicos para celebrar a vida de Jesus e a missão de Deus a cada ano.

Certamente, podemos encontrar muitos críticos nas igrejas evangélicas contemporâneas, sobretudo entre as igrejas pentecostais e neopentecostais, porque elas acreditam que o lecionário mata a liberdade do Espirito. Infelizmente, isto mostra a falta de criatividade dos pregadores e a ignorância entre os críticos, devido a que não possuem um grande conhecimento das próprias Escrituras.

A leitura do lecionário no culto edifica os cristãos no conhecimento da Palavra e é muito positiva na vida cristã, porque…

  1. Podemos ter certeza de que a congregação vai ter uma leitura mais saudável de temas, textos e livros bíblicos. Não sendo só aqueles textos dos quais o pastor possa ter preferências.
  2. Conecta a congregação com o calendário cristão, o que ajuda aos cristãos a entenderem uma verdade tão esquecida: que somos cidadãos do Reino de Deus primeiramente, mas que nosso endereço se encontra temporariamente neste mundo.
  3. Ajuda a preparar diversos elementos cúlticos como música, estandartes, decoração, cores, etc. para que todos os aspetos do culto sejam uma comunicação visível da Palavra de Deus.
  4. Apóia que os pregadores ensinem certos textos bíblicos importantes que, do contrario, seriam esquecidos.
  5. Faz que o pastor precise estudar as Escrituras em oração e ouvir o Espirito Santo para poder entender o que Deus quer falar na sua congregação através do texto bíblico em questão.
  6. O lecionário diário prove leituras bíblicas semanais que preparam os cristãos para o próximo domingo.
  7. O lecionário une toda a Igreja, em qualquer lugar do mundo e tempo, devido a que todos estão lendo os mesmos textos bíblicos e escutando pregações baseadas nestes textos.
  8. A pregação é muito mais expositiva, enriquecedora, para o cristão que recebe uma explicação mais profunda do significado dos textos bíblicos e sua aplicação na vida cristã.
  9. Ainda quando surge uma necessidade especial que precisa ser ensinada, geralmente  o texto bíblico do lecionário pre-selecionado poder responder a necessidade da igreja. Em qualquer caso, ainda que o texto da pregação não seja necessariamente o texto do lecionário para esse dia, a leitura das Escrituras em publico são sempre de beneficio para as pessoas congregadas diante de Deus.
  10. Permite uma nova vitalidade em grupos caseiros, escolas dominicais, e projetos de leitura, estudo e meditação na Igreja.

Realmente acredito que o lecionário é um instrumento eficaz na alfabetização bíblica nas igrejas, já que escutaram em um período de tempo (dependendo do lecionário de um a três anos) a maioria das Escrituras.

Evidentemente, precisamos perceber que existe uma diferença entre o lecionário dominical e o lecionário diário. Este último é o que acho muito interessante para a leitura, estudo e meditação pessoal das Escrituras. Claro, existem outros métodos de leitura das Escrituras que são muito bons, também. Pessoalmente, prefiro usar o lecionário aos outros sistema de leituras, porque ele nos conecta ao calendário cristão que estamos vivendo. Tem sido usado através do séculos pela Igreja de Deus e, sem duvida, segue sendo usado por milhões de Cristãos ao redor do mundo.

Autor: Bispo Josep M. Rosselló

2016-12-09T01:01:24+00:00