IARB celebra o Advento

Amanha, se celebra em toda a Cristandade o Primeiro Domingo de Avento. Este é o primeiro dia do ano cristão no calendário litúrgico da Igreja de Cristo. As congregações da Igreja Anglicana Reformada do Brasil também estarão celebrando Advento, juntamente, com todas as congregações da Igreja Livre da Inglaterra (FCE) e todas as igrejas anglicanas.

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que desconhecem o significado de Advento, considerando tal celebração, como sendo meramente uma cópia das práticas da Igreja Católica Romana. Com o desejo de esclarecer o significado de Advento, colocamos uma breve explicação:

O Que é Advento?

No calendário litúrgico do Ano Cristão, os primeiros quatro domingos que antecedem o Natal são chamados do Tempo de Advento. Somos envolvidos num tempo de espera até que finalmente o nascimento de Jesus é celebrado. Advento é o tempo de espera confiante pois se tem certeza que Ele virá. É Deus tomando iniciativa concreta, “se mexendo”, até nós na pessoa de Jesus Cristo: “é o Verbo se fez carne” (João 1:14). Deus se tornaria também grande e poderoso na pessoa de Jesus. É o próprio Verbo, é o logos que se faz carne, humano como nós, sujeito às mesmas limitações, virtudes e perigos. Deus em Jesus saberia exatamente o que é ser gente. É a empatia levada às últimas consequências.

Fez-se carne e habitou entre nós, fez morada entre os homens, não fora do mundo, mas fez tabernáculo conosco, relacionou-se conosco, no desafio que temos na vida social em todas as suas contradições. Viveu como homem entre os homens.

Mas também se mostrou em glória e graça como Unigênito de Deus Pai. Deixou-se ver de forma graciosa, buscando livrar todos os homens do domínio do pecado e suas consequências pessoais e sociais. Disse Ele: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10:10). O propósito de Deus em Cristo é salvar. E esta salvação, vista na perspectiva na da encarnação, é mais do que sair do mundo para morar no céu, ela começa agora; é viver no mundo como Cristo viveu. Seu estilo de vida propõe uma nova criação, sociedade e comunhão entre a humanidade. Sua igreja deverá continuar, então, com seu testemunho, continuar a sinalizar este Reino até que Ele venha em plenitude. Ser salvo, segundo Jesus, não é fugir para uma vida monástica, mas é ter um viver diferente, livre do domínio do pecado e de satanás, como fez Ele, mas entre os homens a quem Ele quer bem (Lucas 2:14).

O Advento é, assim, tempo cristão de avisar a todos os que sofrem que Jesus está chegando. Há esperança de salvação para toda criação.

2016-12-09T01:01:24+00:00